Quantcast
Channel: Colorida Vida » curiosidades
Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Sobre o Canadá – parte 2

$
0
0

IMG_7449

Hoje tem a segunda parte das respostas para os alunos da Melissa, lá de São Paulo

A Maria gostaria de saber como são as festas de Natal por aí, o que tem de diferente.

O Natal é uma das grandes datas comemorativas aqui no Canadá. Diria que é igual no Brasil. As pessoas também compram presentes, enfeitam árvores, etc. O que é diferente é que eles não fazem a ceia de Natal no dia 24, eles fazem no dia 25 mesmo até onde eu sei. As crianças também esperam o Papai Noel trazer os presentes na madrugada do dia 25, elas costumam deixar um copo de leite e biscoitos na mesa para o bom velhinho.

Gostaríamos de saber também sobre política e corrupção, como são as coisas por aí.

Então, esse é meu ponto fraco, gente. Eu não acompanho direito a política daqui. O que eu sei é que o sistema daqui é parlamentarista, não temos presidente, e sim um Primeiro Ministro. O Canadá faz parte do British Commonwealth (uma espécie de liga de países que estão sob “domínio” inglês), ou seja a Rainha Elizabeth da Inglaterra é considerada Rainha do Canadá também.

O voto é facultativo, os cidadãos podem optar se querem votar ou não. Não sei como funciona a votação aqui, é meio complicado, você vota em alguém, mas parece que os votos vão para o partido. Sinceramente, não sei.

Corrupção tem em toda parte do mundo, aqui também, mas não ouvimos de tantos escândalos com frequência. No ranking mundial de corrupção, o Canadá é o sexto país mais honesto do mundo.

Spanish Banks

Dizem que os impostos aí são caros mas que os serviços são de graça ou quase isso, é verdade?

É verdade. Impostos são caros sim, talvez tão caros como no Brasil. Dependendo da faixa salarial, é descontado uma certa porcentagem, de 15 a 30%. A diferença é que a gente vê esse dinheiro ser empregado em melhorias para os cidadãos. As estradas são boas, a saúde é razoável, a educação também. Não diria que tudo é perfeito, porque não é. É diferente, mas é igual e justo para todos. Você tem que considerar também que a população do Canadá inteiro é de aproximadamente 34 milhões de habitantes (compare isso com os 190 milhões de brasileiros).

Minha filha vai para uma escola pública, que não é das melhores, mas eu não tenho do que me queixar. Eu não pago nada pela educação, com exceção de algumas taxas para ajudar na manutenção da escola. Paguei 50 dólares de material escolar por exemplo. A escola compra o material para as crianças, tudo igual. Há escolas que pedem listas de materiais, mas não é o caso da minha.

Quanto à saúde, cada província tem sua política. Aqui em BC as famílias pagam uma taxa mínima (aproximadamente 150 dólares por mês para uma família de 4 pessoas). Isso te dá direito aos cuidados básicos com médicos e hospitais. Algumas empresas oferecem cobertura dessa taxa do plano de saúde público, então você não paga praticamente nada. Eu não paguei um centavo pelo parto da minha filha. Bem, tive que pagar o anestesista, mas recebi o reembolso depois (pelo plano privado da empresa do meu marido). As empresas oferecem planos privados que dão cobertura extra de outros serviços como dentista, oculista, acupuntura, massagens, etc.

Outra diferença de impostos é que eles são cobrados no caixa. Por exemplo quando você vai no mercado, o preço dos produtos não é o preço final. No caixa é adicionado o imposto (12%), então você sabe o que você paga pelo produto e o que é imposto. A mesma coisa em restaurantes, e outros tipos de serviços, o imposto é sempre adicionado no final da compra.

Comparando, com o Brasil, as coisas são mais caras do que aqui?

Olha, eu fiquei bem assustada da última vez que fui ao Brasil, achei tudo MUITO caro aí. Aqui não é barato não, principalmente Vancouver, que tem um dos custos de vida mais altos do Canadá. Algumas coisas são mais baratas, como eletrônicos, roupas. Comida não é tão barato, fruta por exemplo nem se fala. Eu pago 3, 4 dólares em uma manga! Isso porque o Canadá não produz muitas frutas, são todas importadas praticamente.

Uma coisa importante quando a gente fala de custo de vida é que não pode converter a moeda daqui pro Real. A minha manga custaria quase 8 reais aí, isso é caro pra caramba, claro. Eu costumo comparar de 1 pra 1. Lembrem-se que a gente ganha em dólar aqui e, em numerais absolutos, a relação é praticamente a mesma. A camiseta que você paga 20 reais aí, aqui custa 20 dólares, por exemplo (na verdade é menos que isso).

Nos Estados Unidos tudo é ainda mais barato que aqui. A gente mora a 40 quilômetros da fronteira com os Estados Unidos e vamos lá frequentemente fazer compras (principalmente de roupas).

Uma diferença no mercado, por exemplo, é que as embalagens são geralmente muito grandes. Então você paga 7 dólares num vidro de shampoo que vai durar 2, 3 meses. No Brasil você paga, sei lá, 7 reais num vidrinho pequeno de 300ml de shampoo que mal dura o mês. Sabão em pó aqui vende de caixa 5 quilos!

Moradia em Vancouver é bem caro. Aluguel de apartamentos de 2 quartos, próximo da cidade, você raramente encontra por menos de 1200 dólares por mês. Para comprar então é pior ainda. Em Vancouver os apartamentos começam a vender por 500 mil dólares. Daí pra cima. Há casas de 2, 3 milhões de dólares. Quanto mais afastado do centro, menor o preço dos imóveis.

Gasolina agora custa 1,3 dólar por litro. Mas o preço diminui de acordo com a época do ano. A variação pode ser de 10 a 15 centavos por litro, no geral.

Granville Island

E sobre coisas do cotidiano como alimentação, você sentiu muita diferença? O que vocês comem por aí? É verdade que muita gente come só fast food? Devido ao clima, tem frutas e legumes em quantidade ou variedade como aqui?

Eu demorei um pouco pra me achar no supermercado. Depois do período inicial de adaptação foi fácil. A gente faz comida como no Brasil. Na minha casa tem feijão preto, arroz, frango, carne, batata, macarrão. Tudo igual. O legal é que tem um monte de coisas diferentes também que a gente aprende a apreciar e incorpora nas receitas. Semana passada eu usei um molho indiano no meu frango, mais picante e adocicado do que o nosso paladar.

Fast food tem como em todo canto do mundo, eu acho. Mas aqui no Canadá não encontramos tantos obesos como nos Estados Unidos, se essa foi a pergunta que vocês fizeram. Ainda mais aqui em Vancouver que tem uma população asiática muito grande. Eles são muito preocupados com a saúde no geral. Aliás, a população de Vancouver é dessas que curtem as coisas “naturais”, orgânicas, “verdes” e saudáveis. Aqui é onde vive o povo que curte a natureza, que pratica exercícios, anda de bicicleta pro trabalho, faz ioga, que recicla. Tem um mercado muito grande para esse público que busca a vida saudável, equilibrada, sustentável. Então, não, fast food não faz tanto sucesso aqui neste sentido. Quando digo fast food falo dessas redes como Mc Donalds, de sanduíches, porque há muitas lanchonetes em praças de alimentação, mas de outros tipos de comida, como mexicana, ou japonesa.

Canadense em geral come muito sanduíche sim, não necessariamente os hambúrgeres super gordurosos. Eles costumam comer sanduíches na hora do almoço, principalmente. A refeição principal deles é a janta, que é super cedo (6 da tarde no geral).

Frutas e legumes são na sua maioria importados, como eu disse acima. Até temos uma produção local sim, mas que é mais forte nos meses mais quentes, no verão. Durante o verão há feiras livres em alguns pontos da cidade. As frutas daqui são maçãs, pêssegos, morangos, cerejas, uvas e toda espécie de “berry” (amoras, framboesas, blueberries/mirtilos). Bananas vêm do México. Abacaxis vêm do Havaí (e são deliciosos, super doces!). Tem de tudo: alface, brócolos, couve-flor, cogumelos (eles usam muito isso aqui), pimentões, temperos dos mais variados. Nos mercadinhos asiáticos você acha muitas verduras diferentes que eles usam, frutas também.

Uma curiosidade sobre a banana daqui. Nos mercados eles vendem a banana bem verde. Quando fica amarelinha, ainda um pouco verde, é que está boa de comer. Quando aparece a primeira pintinha preta ela já está maduríssima e passada. Mas ela não tem o mesmo gosto da nossa banana brasileira, não mesmo. É menos saborosa. O mesmo digo da manga. Outro dia comprei uma manga brasileira, mas estava verde por dentro e azeda, não docinha e nem amarelinha como a gente gosta. Em compensação, os morangos… hum! Não tem melhores!

Essa foi a última pergunta. Espero ter contribuído pra pesquisa de vocês positivamente, não sei se respondi exatamente como vocês queriam, mas fiz meu possível. :)

Comentários são sempre bem-vindos, como sempre!


Viewing all articles
Browse latest Browse all 13

Trending Articles